Vila Real Santo António
ERA Vila Real Santo António

NOTÍCIAS

Aumento de reservas para o verão começa a ser visível no Algarve e no Alentejo

 
19 MAIO 2020
 
Os responsáveis destas duas regiões de turismo são cautelosos e não querem quantificar o aumento, mas António Ceia da Silva, presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, arrisca que é "um aumento significativo". "As pessoas estão fartas de estar em casa e querem vir passar uns dias para o Alentejo já a partir de junho." João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, é mais cuidadoso: "É um aumento ligeiro, é natural que haja esta subida, mas não quer dizer que seja a procura normal", sublinha.

João Fernandes encontra explicação na "expectativa de que os estados de emergência não se prolonguem. É um sinal de esperança, mas não terá qualquer semelhança com um ano normal. Pelo que é natural que haja alguma recuperação, mas não é uma retoma para recuperar o que já se perdeu", num a região que estava habituada a taxas de ocupação na ordem dos 100% durante os meses de verão. João Fernandes lembra ainda que muitos portugueses têm casa de férias na região e que este aumento da procura não conta com os movimentos que os turistas nacionais possam representar.

Ainda assim, o responsável algarvio sublinha que os operadores da região estão "empenhados em garantir as condições de segurança para o setor, que passam muito pela aplicação do selo Clean and Safe", criado pelo Turismo de Portugal e que visa distinguir as atividades que cumprem os requisitos de higiene e limpeza. "É um manual bastante detalhado e essencial para que estejamos preparados para acolher todos com segurança. Estamos a trabalhar com todas as autoridades públicas para ter as entidades licenciadas de forma a não se desperdiçar o capital que já foi conquistador."

Os primeiros sinais de abertura em Portugal e nos restantes países europeus estão "a levar alguns mercados a reagir, como são os casos de Alemanha, Espanha e França, e a perceção da segurança que o Algarve transmite ajuda a este aumento de procura", confirma.

Fonte: https://www.dn.pt/edicao-do-dia/29-abr-2020/aumento-de-reservas-para-o-verao-comeca-a-ser-visivel-no-algarve-e-no-alentejo-12129404.html